segunda-feira, junho 14, 2004

A momentosa questão da abstenção...
- Só contam os que votam!

Os números são insofismáveis: a coligação governamental apanhou uma sova monumental e quem ganhou com isso foi o PS. Um castigo à direita. Toda a esquerda subiu. A direita afundou-se.
Isto não tem discussão.
Sobra apenas uma outra questão: a da abstenção.
Os que perderam argumentam com a abstenção. Só que a abstenção destas eleições, com ponte e 10 de Junho e Euro-2004 e tudo foi inferior à de há dez anos. E, por sinal, bastante semelhante à média europeia. Não serve de justificação, por mais que queiram!
Em democracia só contam os que votam. Os que com pouco ou muito sacrifício se deram ao trabalho de expressar a sua voz, votando.

Os outros são os que faltaram à chamada da democracia. Por variadíssimos motivos. Há os que morreram, os que estão no estrangeiro, os que estão doentes e os que não puderam ir votar por motivos de força maior (já me aconteceu uma vez, só uma). Estes fazem parte do que se chama abstenção técnica. Serão 3 ou 4%, quando muito. Não votaram porque não puderam, logo não se excluiram do sistema democrático. Para mim, mantêm intactos os seus direitos (menos os mortos, coitados, que estão naturalmente excluídos).
Depois há os outros. E os outros dividem-se em várias categorias:

1 - os que preferiram ir para a praia, ou p'ó campo, ou p'ó raio que os parta - que se lixem!
2 - os que acham que não vale a pena ir votar "porque são todos uns ladrões" - idem, aspas!
3 - os descontentes com o sistema político - idem, aspas!
(Se querem mostrar o seu descontentamento com o sistema político, então levantem os anafados cus das cadeiras e votem branco ou nulo, para que possam ser contados)
4 - os que não votam porque desprezam a democracia ou porque são contra ela - Estes fazem bem e pelo menos são coerentes!
(Mas não os podemos contar porque, como é evidente, eles próprios não se querem contar no campo da democracia)

Todas estas pessoas se excluiram voluntariamente do sistema democrático, consciente ou inconscientemente. Não votaram porque não quiseram. Por isso não têm direito a ser contados, nem temos nada que contar com eles.
Nem podem ser reclamados por ninguém, como é evidente.
Não votaram, não existem. Porque para a democracia, só contam os que votam. Os outros, não podemos contar com eles. Por isso, também não temos nada que os "ouvir", como dizia há pouco, hipocritamente, o Durão.
Que se lixem! Só contam os que estão do lado da democracia, os que votam!

Sem comentários: