sábado, junho 12, 2004

Bandeirite aguda

Subitamente, todo o pais se encheu de bandeiras nacionais. Elas estão em toda a parte, nas janelas, varandas, fachadas, montras, dentro das lojas e dos cafés, dentro dos carros e fora, ondulando nas antenas...

Faz agora um ano, passei dez dias (de férias) na Dinamarca. E a bandeira dinamarquesa estava presente em toda a parte, sempre ostentada com evidente orgulho, mas também com perfeita naturalidade. Não havia Euro nem nada de especial, era uma semana como qualquer outra na vida daquele país.
No Reino Unido a Union Jack é ubíqua. O mesmo acontece em Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica ou Holanda.
Nas "mairies" francesas, enormes bandeiras são exibidas na fachada principal com uma "cagança" verdadeiramente imperial, napoleónica.
Mas é nos Estados Unidos que o culto da bandeira é levado ao extremo (outro império). A "Stars and Stripes" está em toda a parte. Todos os edifícios, oficiais ou privados, parecem estar numa competição, a ver quem apresenta a mais imponente bandeira. Coisa bonita de se ver, em minha opinião.

Esta paixão é uma coisa nunca vista neste Portugal, onde a bandeira nacional só se vê nos edifícios oficiais (e porque é obrigatório) de cujos mastros normalmente pende tristemente, o mais das vezes subdimensionada, algo desbotada, não poucas vezes com evidentes sinais de ter ultrapassado há muito o prazo de vida.

A culto da bandeira nacional é normal em todos os países que conheço.
A bandeira é para todos um forte elemento de identificação nacional.
Não será a pouca importância que os Portugueses dão à bandeira nacional a exacta medida da pouca importância que dão a si próprios? Pergunto e dou a resposta, que é afirmativa.

Por isso saúdo a epidemia de bandeirite que acometeu o meu país nestes últimos dias. Só espero que, daqui a umas horas, o resultado do Portugal-Grécia permita que as bandeiras possam continuar a ser exibidas com o mesmo fervor...

Quanto ao Euro-2004, que está na origem de tudo isto, fica para um dos próximos posts.
Agora vou pôr a bandeira lá fora na varanda...

Sem comentários: