segunda-feira, agosto 02, 2004

Espoliados da Volta a Portugal - 1 Nacionalização já!!!

Quando eu era pequeno, a Volta a Portugal dava mesmo a volta a Portugal. A organização da prova levava os cerca de 150 corredores a todas as 18 capitais de distrito, por montes e vales, por estradas impróprias, em duelos emocionantes que íamos seguindo a par e passo pela rádio, porque a RTP só dava as imagens à noite.
Tudo era diferente então.
Hoje os corredores vão só às cidades cujos autarcas se podem dar ao luxo de tirar umas coroas razoáveis dos cofres municipais para entregar à organização da prova e que têm o peso suficiente para convencer os ricaços da terra - industriais, construtores civis ou grandes comerciantes - a contribuir com mais uns largos milhares para a jornada de promoção do burgo que é a passagem da caravana.
E assim, a Volta, o mais democrático e barato espectáculo desportivo de Portugal - não era preciso pagar bilhete para ver, é só chegar à berma da estrada - foi sendo apropriado só por alguns municípios. E a Volta deixou de dar a volta a Portugal e passou só a percorrer algumas partes do país - parece que cada vez menos - num percurso muitas vezes descontínuo, ao sabor do interesse comercial dos patrocinadores.
A organização é desde 2001da responsabilidade da PAD, empresa da qual é sócio maioritário a João Lagos Sport (do ténis), que a arrebatou ao "Jornal de Notícias" que a organizava há décadas.
Com este novo organizador, a economia e as sacrossantas leis do mercado tomaram conta da Volta. E estragaram-na.
É sempre assim. Com tudo. A música, o cinema, seja o que for. Quando as actividades passam a ser reguladas por interesses meramente comerciais, abastardam-se, empobrecem, perdem o encanto.
Roubaram-nos a Volta e por isso apelo desde já à formação da Associação dos Espoliados da Volta (AEV), para lutar pela devolução ao povo do que foi, durante décadas, um dos pontos altos do calendário desportivo português.
E o ponto básico do programa de acção para a AEV será, obviamente, a nacionalização da Volta a Portugal, a única forma de garantir a sua devolução ao povo!!!
A organização seria concedida anualmente à melhor proposta empresarial, com base num caderno de encargos que garantisse uma verdadeira volta ao território nacional.
LAGOS ESCUTA, O POVO ESTÁ EM LUTA!!!

Sem comentários: